Sobre

Olá! Eu sou Alcides Mendes. Analista de Sistemas, especializado em infraestrutura.

Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação, com ampla experiência em infraestrutura, implantação e manutenção de sistemas, gestão de equipes e implementação de melhorias desenvolvendo trajetória em empresas de médio e grande porte.

Informação básica
Idade:
40
E-mail:
alcides.mendes@gmail.com
Telefone:
+55 51 98221-0303
Cidade:
Gravataí - RS
Idiomas:
Português, English
O que faz um analista de sistemas?

O analista de sistemas transforma um problema em uma solução através do uso de sistemas e recursos computacionais de hardware (parte física) ou software (parte lógica). O profissional dessa área é responsável por analisar, documentar, projetar e muitas vezes até programar e testar sistemas da informação. O analista pode escolher entre diversos ramos de atuação, entre eles estão:

Produção de software

Na área de software o analista tem o papel de participar nas etapas de documentação, arquitetura, desenvolvimento, testes e evolução de sistemas de software. É imprescindível que tenha conhecimentos em engenharia de software e saiba como utilizar ferramentas case para apoiar o processo de produção.

Infraestrutura de TI

Na parte de infraestrutura o analista é responsável por implementar soluções computacionais utilizando-se de recursos de hardware como: parques computacionais, infraestruturas de rede, integrações entre hardware e software, dessa forma poderá atender as necessidades tecnológicas das empresas.

Negócios

O analista de sistemas muitas vezes pode fazer o papel de analista de negócios, participando de reuniões e briefings com clientes, levantando requisitos e especificando casos de uso. É desejável que o analista de sistemas tenha visão de negócios, dessa forma poderá entender melhor seus clientes e encontrar soluções empreendedoras.

Habilidades Profissionais
HTML
80%
CSS
55%
JavaScript
60%
SASS
60%
Bootstrap
75%
Photoshop
30%
PABX
20%
Windows Server 2008 R2
95%
Rede
85%
Telefonia
75%
Computação em nuvem
40%
Windows
95%
Firewall
20%
Linux
20%
Excel
90%
Mac OS
60%
Portfólio
Experiência de trabalho

11/2007 - 09/2017

BrasilBrokers Noblesse LTDA
Gestor de Tecnologia da Informação

Responsável pelas rotinas administrativas e ferramentas tecnológicas da empresa, servidores DHCP, AD, DNS, E-mail, arquivos e backup, Firewall, Internet, rede cabeada e Wi-fi, central telefônica (PABX), telefonia fixa e móvel, Gerenciamento e acompanhamento de projetos de implementação, terceirização de infraestrutura, Telecom e serviços, suporte dos sistemas, gerenciamento de segurança da informação, negociação com fornecedores.

02/2005 - 11/2007

Atento Brasil S/A
Analista de Suporte Técnico

Prestação de suporte aos usuários do provedor Terra Networks Brasil S/A, auxilio a conexão com a internet Discada, Banda Larga e Satélite, configuração dos serviços como Antivírus e e-mail nos sistemas operacionais Windows, Linux e MAC.

Educação

2017 - 2018

Graduação
Gestão da Tecnologia da Informação

Centro Universitário Internacional UNINTER

Gerenciamento das atividades da área de Tecnologia da Informação, envolvendo a elaboração de projetos, implantação, racionalização e redesenho de processos, incluindo desenvolvimento e integração de sistemas, com utilização de alta tecnologia. Gerenciamento das equipes da área, orientando e passando as diretrizes dos projetos.

2015 - 2017

Graduação
Análise e o Desenvolvimento de Sistemas

Centro Universitário Internacional UNINTER

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais capazes de desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação para diversos setores de atividades. Ao final do curso, o aluno se qualifica para a criação de sistemas informatizados. No mercado de trabalho o tecnólogo em sistemas da informação pode atuar em empresas do setor público e privado, como empresas de Tecnologia de Informação (TI) e de telecomunicações. É importante que o profissional se mantenha atualizado sobre as linguagens de programação e os ambientes operacionais.

2018 - 2018

Certificação
ITIL® Foundation v3

PEOPLECERT

A abreviatura ITIL significa (IT Infrastructure Library) originalmente desenvolvida pela Agência Central de Computação e Telecomunicações (CCTA), como um conjunto de boas práticas. As boas práticas da ITIL são muito úteis em termos de conseguir o gerenciamento e disponibilidade dos serviços em TI e o seu custo efetivo. O CCTA foi renomeado para OGC (Office of Government Commerce) e mantém as bibliotecas e as atualizações da ITIL.

Contate-me
Sinta-se livre para me contatar

Cidade

Gravataí - RS

Telefone

+55 51 98221-0303

E-mail

alcides.mendes@gmail.com